Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Saturday, November 19, 2005

Tremendão


A capa acima pertence ao CD alusivo ao LP (long play) de Erasmo Carlos de 1970. Na minha memória vem o primeiro sucesso do Tremendão, que antes havia lançado (1969) um compacto simples com a música Sentado à Beira do Caminho.(“Eu não posso mais ficar aqui /A esperar/Que um dia de repente você volte/Para mim...) Na época eu tinha nove anos e ficava trocando de estação de rádio o tempo todo, procurando a tal da música, pois lá em casa não tínhamos vitrola. Nosso rádio era grande o suficiente (valvulado) para tocar a todo volume como se fosse uma vitrola. Para eu enganar os vizinhos e me enganar, mudava de estação antes que o locutor anunciasse algo... Nos meus nove anos sonhava com uma vitrola, mas já sabia que Papai Noel não existia e que minha mãe não tinha dinheiro para comprar..
Erasmo levou dois meses para compor o sucesso da sua vida (disputando nesse LP com Coqueiro Verde e Vou Ficar Nu para Chamar sua Atenção), pois, naquela época, músico tinha que excursionar e mal tinha tempo (por falta de estrutura) para dormir. Bem diferente dos dias de hoje, quando eles praticamente se retiram da vida mundana para comporem suas músicas. Para quem acha Erasmo brega, é bom lembrar que nesse LP têm gravações de Caetano Veloso, Antonio Adolfo e Vítor Martins (parceiro de Ivan Lins). Esse trabalho é considerado início da fase pós Jovem Guarda, quando Erasmo muda para o Rio e compõe Coqueiro Verde (“Em frente ao coqueiro verde/Já esperei uma eternidade/Já fumei um cigarro inteiro e meio/E Narinha não veio...”). Podemos chamar essa música de hino da época – Leila Diniz, Pasquim, etc – marcas da Ipanema do ano de 1970. Erasmo assina com uma grande gravadora (Phillips) deixando a RGE e iniciando uma fase prolífica da qual voltarei a falar se algum leitor se interessar é claro!

Aqui vai o set list para quem quiser correr atrás de Erasmo Carlos e os Tremendões:

Estou dez Anos Atrasado
Gloriosa
Espuma Congelada
Teletema
Jeep
Sentado à Beirado Caminho
Coqueiro Verde
Saudosismo
Aquarela do Brasil
A Bronca da Galinha
Menina
Vou ficar Nu para Chamar sua Atenção

5 Comments:

  • At 2:31 PM, Blogger Raquel said…

    nossa, mais vc eh mesmo marido da cris. de repente jah tem mais uns 4 posts! jah deu pra sentir q vou ter q ser mais aplicada e abrir o blog todo dia. vou ler depois comento de verdade.

     
  • At 3:03 PM, Blogger Raquel said…

    isso explica a fixaçao por cds e a compra destes em demasia.

     
  • At 3:08 PM, Blogger Raquel said…

    cara, essa capa tah otima, fantastica, dorei.

     
  • At 4:38 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Raquel,
    Escrevi sobre o Tremendão por sugestão da Cris, que gostou muito da capa.Dedico a todos os leitores
    que como eu e você amam a música demasiadamente.

    bjs,

    Paulinho

     
  • At 9:51 AM, Blogger Syrena said…

    bom, algumas coisas tem que ser ditas... 1 - Seu Aurélio teve o que mereceu... 2 - Segundo o que Cris acabou de me revelar pelo MSN, o seu Blog deveria se chamar "Eu não sei Postar"... 3 - Eu ouvia tudo isso tb! (e vc viu no que deu hj! hahahahaha)
    Mas essa capa realmente está TUDO!

     

Post a Comment

<< Home

|