Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Thursday, November 24, 2005

Apolonio

Cheguei em casa um pouco depois das 18 horas. Com sono por causa do remédio que estou tomando para a dor na perna. Achei que dormindo um pouco, daria para ir na homenagem póstuma a Apolonio. Só que acordei às 20 horas, e mesmo assim porque Cris ligou para saber se tudo estava bem." Exceto eu que durmo como um prego, todos estão muito bem”, respondi conformado com a vidinha de soneca. Decidi homenagear Apolonio de Carvalho do meu jeito, pois mesmo com dor, sinto muita vontade de escrever. Isso tem sido bom demais!
Apolonio de Carvalho, morreu no dia 23 de setembro , aos 92 anos, anistiado, porém não reconhecido pelo Exército Brasileiro. Observem que ele foi preso pela primeira vez por enfrentamento com a Ditadura Vargas, no ano de 1935. Após sua libertação, segue para a Espanha, onde junta-se as tropas de milicianos que defendiam a República Popular contra o nazifascismo de Franco. Derrotado, segue para a França, onde junta-se a Resistência Francesa, liderando os maquis e tornando-se responsável por importantes vitórias contra as forças alemãs. Entre as três cidades que libertou estava a bela cidade de Touloose.
Nesse período, apaixona-se por Renée, uma adolescente pertencente a uma família de comunistas franceses. Após o término da guerra, partem para o Brasil. Era o ano de 1947. Enfrenta o Golpe Militar de 64, é preso e torturado, até que um comando guerrilheiro consegue trocá-lo pelo embaixador alemão .
Vive seu exílio na Europa, reexaminando criticamente a trajetória das esquerdas brasileiras. Começa a formar em seus pensamentos a necessidade de formação de um partido de massas, sem os ranços da esquerda tradicional.
Apolonio talvez seja o único herói de duas guerras. Se existem outros no passado recente, não são brasileiros. Nem participaram de lutas tão importantes quanto as da Espanha e da França.

Vou encerrar o texto colocando a homenagem de um amigo de trabalho que conviveu com Apolonio durante os anos de chumbo que nosso país viveu.

“ Há homens que sabem pensar, há os que sabem dizer, há os que sabem sentir. Homem de verdade é aquele cujo pensamento agudo recebe da sensibilidade a emoção para convertê-la em idéia, que vai ser transformada numa causa nobre. Apolonio de Carvalho, com seu riso de criança, nobre e puro, seu desprendimento, honestidade, generosidade, solidariedade e luta sempre a serviço da humanidade é a síntese do homem com tal dimensão humana.” Antonio Leite

6 Comments:

  • At 2:16 AM, Anonymous Anonymous said…

    Bão, eu particularmente não conehço o mancebo, mas te desejo uma boa noitinha (é de manhã, mas se vc tá com esse soooooono toooodo...)

     
  • At 5:09 AM, Anonymous Anonymous said…

    Edu,

    Por conta do super sono, perdi a horade chamar o Guilherme. quase que ele perde a aula. rs...ele é bem pior do que a média dos sonecas. Agora tenho que fazer o "tal do exame".

     
  • At 8:56 AM, Blogger anouska said…

    oi, amor, eu também não conheço o homenageado, mas já ouvi falar. hj acordei quase meio-dia, fui almoçar comida chinesa com a rose. já estou com saudades de tudo e hoje ainda é sexta-feira... estavam todos lindos ontem, mas como eu já sabia, as fotos não ficaram boas porque as máquinas não eram lá essas coisas...:( andréa falou que vai tentar melhorar no photoshop. beijos, beijos e muita saudade.

     
  • At 10:58 AM, Anonymous Anonymous said…

    Cris,

    Manda as fotos assim mesmo, pois o Edu tá esperando ansioso.

    bjs

    Paulinho

     
  • At 5:06 PM, Blogger Luma Rosa said…

    Cada vida encera uma história, alguns passam pela vida em brancas nuvens e agem participando ativamente da evolução humana.
    Acho interessante relembrar pessoas que no passado foram essenciais mesmo que não fizeram parte direta de nossa vida.
    Dorme, dorme...
    Bom fim de semana! Beijus

     
  • At 9:50 PM, Anonymous Anonymous said…

    Luma,

    Sem dúvida, Apolonio foi o cara!
    Bom fim de semana para vc também!

    bjs,

     

Post a Comment

<< Home

|