Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Monday, April 17, 2006

Sem relógio



Faz três finais-de-semana que não uso meu relógio de pulso. Aproveitei-me de uma doença para não marcar o tempo. Confesso que me senti estranho nos primeiros dias, mas depois que restabeleci a saúde, pude refletir melhor sobre viver sem controle do tempo.
Keka dorme todos os dias na mesma hora, isto é, contrariando a lógica dos gatos, troca o dia pela noite. Às 6 horas em ponto ela nos acorda reclamando de alguma coisa: água, comida ou caixinha de areia lotada. Keka não usa relógio, não vive correndo atrás de comida, água ou necessidades fisiológicas. Mas sempre sabe a hora certa das coisas. Samara não marca a passagem do tempo. Quando voltamos da rua, faz muita festa para nos receber. Independente do tempo que ficamos fora, sejam 5 minutos ou 8 horas. Só os homens aceitam o controle do tempo. Vivem correndo para ir trabalhar, pegar o ônibus, comprar pão ou jornal. Assistir um filme no cinema ou futebol na televisão. Tirar o relógio do pulso provoca a sensação de jogar uma coleira fora depois de termos andado desde a tenra idade usando-a. O meu primeiro relógio (marca Classic), ganhei aos 7 anos. Depois ganhei um sueco da minha madrinha, logo após comprei um digital e anos atrás ganhei um belo Mondaine da patroa. Nesse momento uso o pulso
livre. Antes de ir para o trabalho, vou colocá-lo já pensando na volta, quando o esconderei em cima do armário de CDs. Alguém sabe quanto tempo gastou lendo esse texto? Quanto tempo ficará usando o computador? Quantos blogs visitará e durante quanto tempo? Para que serve o controle do tempo?

13 Comments:

  • At 6:51 PM, Anonymous Anonymous said…

    Eu sei que tenho que sair do computador daqui a 12 minutos , mas nem Cristo me tira daqui...

    Um abraço!

     
  • At 4:03 PM, Blogger Syrena said…

    eu nem posso te responder, pq não uso relógio e o do computador tá bichado!
    hehehehe
    bjs

     
  • At 5:42 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Simy e Syrena,

    É muito bom viver sem maqrcação de tempo. Tõ pensando em ser astronauta.

    bjs,

     
  • At 7:29 PM, Blogger anjosarda said…

    sou viciado no meu CASIO...
    só tiro-o pra tomar banho e velejar... (mesmo ele sendo a prova d'água)
    tenho até a pele diferente no pulço onde ele fika...

     
  • At 4:51 AM, Anonymous Anonymous said…

    Anjo,

    Já tive um Casio que era meu companheiro de todas as horas. No dia que ele escangalhou, nem a Casio conseguiu consertar. Snif!!!

    bj,

     
  • At 3:55 PM, Anonymous Anonymous said…

    Pois é, meu amiog, eu já não uso relório faz tempo!!! se bem que continuo olhando o do Windows pra saber a hora de colocar a marmita pra esquentar e a hora de ir pra casa!!
    BEIJO!

     
  • At 8:08 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Vc está na minha frente. Tô largando o meu aos poucos. hehehe

    bj,

     
  • At 6:50 AM, Anonymous Anonymous said…

    Eu era viciada em relógios graças à Swatch. Ganhei meu primeiro da marca aos 13 anos e fiquei nessa até uns 3 anos atrás. Daí parei. Parei porque o relógio maravilhoso que eu usava deu sinais de que ia estragar se eu continuasse usando e eu preferi preservar a sua beleza. Foi quando eu descobri a vida sem relógio. Hoje, quando preciso de hora na rua, do uma checada no celular. Senão, tempo pra quê?
    Você vai gostar da nova vida.
    Bjo.

     
  • At 5:20 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Lili,

    Obrigado pela força. Irei em frente
    sem lenço, relógio e documento.

     
  • At 8:22 PM, Blogger Sue said…

    Paulo,

    a-do-rei seu texto sobre o tempo! Muito pertinente nessa época globalizada, em que lutamos pelo direito da comunicacao assíncrona, mas mesmo assim rápida, com pessoas que estao em outro tempo, outro fuso horário, outro continente.

    Vivemos sem tempo, precisamos de tempo, passamos o tempo.

    Ah, que delícia ser Keka e Samara...

    Bjs com saudades
    Suli

     
  • At 5:28 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Suli,
    Gostei do que vc escreveu...

    bjs,
    paulinho

     
  • At 10:55 AM, Blogger Fana Fanii said…

    Pois olha, há anos eu não uso relógio!!!
    As vezes olho no celular, mas confesso que não sinto falta de viver seguindo as horas!!! E eu estou adorando não viver em função do relógio!! Até minha mãe aderiu, ó!

     
  • At 10:07 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Fana,

    Prtendo ficar como vc... hehehehe

    bj,

     

Post a Comment

<< Home

|