Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Saturday, February 11, 2006

Textos Apócrifos


Arnaldo Jabor, aquele cara enjoado que comenta política na telinha, conta que uma vez foi convidado para ser paraninfo de uma turma de formandos de comunicação no interior. Ao chegar lá, foi informado pelo Diretor do curso que havia sido convidado por causa de um texto seu que corria pela internet. Ele havia gostado tanto que havia mandado fazer uma brochura para distribuir na faculdade. Ao ler o texto, Arnaldo tomou dois sustos: um porque o texto não era de sua autoria e o outro por que era uma merda.
"Quando Roberto Frejat gravou "Amor Pra Recomeçar", houve alegações de que a letra pertencia a um poema de Victor Hugo que corria pela internet. A solução encontrada foi admitir a inspiração no poema "Desejos" que quase todo mundo já recebeu por e-mail pelo menos uma vez. Só que o nome do poema se chama "Votos" e pertence ao jornalista/teatrólogo Sérgio Jockymann. Uma crítica ferina ao culto da estética foi atribuída a Herbert Vianna. O texto na verdade pertence a blogueira Rosana Hermann, que postou no blog "Queridos Leitores", segundo o colunista Emílio Pacheco da Revista IM."
São tantos casos desse tipo, que não vou ficar espantado se encontrar um texto das Lilis ou do Ronzi com outra assinatura daqui a algum tempo. E prometo que vou ficar bastante irado se encontrar um texto (dos maravilhosos que ela cria) da dona patroa circulando como Simone de Beauvoir, Zélia Gattai ou alguma mulher do mundo literário. Por outro lado, entendo que isso só acontece porque repassamos tudo que achamos legal ou belo, interessante ou inteligente sem nos darmos ao trabalho de checarmos a fonte.

16 Comments:

  • At 4:58 AM, Blogger Ronzi Zacchi said…

    Olha, Paulinho, do jeitoque estou durango, pode colocar o autor que quiser no meu texto, basta pagar os royalties, hehe.

    Fiquei contente em saber que vc gosta dos meustextos, ainda mais conhecendo a superioridade dos seus.

     
  • At 5:03 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Ronzi,


    Pura modéstia da sua parte! Seus textos são muito bons. Temo que alguém os copie e mesmo que não ganhe dinheiro com eles, pelo menos fique famoso. Vc faz a gente ver bizarrices de uma forma humana. hehehehehe

    abs,

     
  • At 10:01 AM, Blogger Lili said…

    Nossa, Paulinho! Que honra! =D
    Pois é verdade mesmo, que a gente tem mania de acreditar em tudo o que lê. Eu sempre fui muito desconfiada em relação a isso, desde as aulas de filosofia da faculdade: quem foi que disse que só por que está escrito é verdade? Eu posso escrever um monte de sofismos, botar referências que eu consultei pela metade, e dizer que é a maior verdade do mundo. E com certeza vai ter gente acreditando.
    Se as pessoas acreditam nessas coisas, imagina então se vão checar os autores?
    Você tem razão. E citou a Rosana Hermann, do QL, que hoje mesmo postou sobre isso, sobre a autoria do Castelo Ra-Tim-Bum, que numa publicação de respeito, foi atribuída autoria a quem não era autor. Pena.
    Bjo.

     
  • At 10:32 AM, Blogger Bruno Capelas said…

    Hehehehe...ironias da vida. E de pensar que já falaram que meus textos não são escritos por um adolescente de 13 anos...

    Um abraço!

     
  • At 6:26 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Lili,

    Pobre Castelo Ra-Tim-Bum, não merecia passar por iss.

    bjs,

    Mutante,

    A primeira vez que eu li um comentário seu sobre música, achei a mesma coisa. rs...
    Hj, eu faço ao contrário, peço as suas ótimas recomendações do que ouvir, que vem acompanhada de um ótimo texto. As vezes esqueço que Mozart tocava desde os 4 anos. Portanto não é impossível que alguém escreva bem aos 14 anos. Vc já tá ficando velho! hehehehehehe

    Abração,

     
  • At 2:48 AM, Blogger Unknown said…

    O papo tá muito bom, mas tá na hora de cortar o bolo (ok, tô um dia atrasado, mas whatever!). Parabéns pra vocêêêê, nesta data queriiiiida, muitas felicidaaaades, muitos anos de vida!! Viva o Paulinho!!!

     
  • At 3:32 AM, Blogger Madame said…

    Droga!!! Sumiu tudo o que eu havia escrito!!!!

    Bom, antes de tudo eu quero dizer que também me sinto honrada por ter sido citada neste post.
    E, já que a gente tá levando puxão de orelhas, o srto. também deve levar! Está registrando os seus textos????


    Agora mudando de assunto, também cheguei atrasada assim como o Edu (o transito aqui em Sampa está um caos!) para te desejar um feliz aniversário!
    Desejo a você uma vida repleta de coisas boas. Que você tenha o amor de uma mulher maravilhosa, que tenha uma linda casa com vista para o mar para morar, que esteja sempre cercado por dezenas de bons amigos, por bichinhos de estimação, por muita arte e por sorrisos, tudo em excesso!

    Grande beijo, pessoa querida!!!!

     
  • At 5:44 AM, Blogger Ronzi Zacchi said…

    Parabéns muito atrasado, te mandei um e-mail...

     
  • At 6:07 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Chefe Ronzi,

    Obrigado!!!

     
  • At 7:33 AM, Blogger Luiz Afonso Alencastre Escosteguy said…

    Queres um beijo na nuca de presente? Tens uma especialista em casa, pede pra ela, hehehe. Quanto ao copiar textos e mudar (roubar?) a autoria, tenho a seguinte opinião (que está lá no Código do Chato): o que é lançado ao mundo, ao mundo pertence. Alguém vai ganhar dinheiro com isso? É só dinheiro, meu caro. O verdadeiro prazer a pessoa que copiou e disse que é seu jamais terá: o supremo momento da criação de algo. Quase se equivale a um beijo na nuca, dado pela nossa mulher: ninguém mais terá prazer igual! Espero que tenhas tido um feliz aniversário (já que estou atrasado, hehehe). Abração

     
  • At 9:58 AM, Blogger Ronzi Zacchi said…

    Não fui só eu que me atrase, ein??

     
  • At 5:47 PM, Blogger Lili said…

    Êba, somos um bando de atrazildos! =D
    Eu te mandei os parabéns pela patroa, ela passou?
    De qualquer forma, felicidades (de novo).
    Bjo.

     
  • At 9:54 AM, Blogger anouska said…

    tá, paulinho, eu sei que é carinhoso, mas "patroa" é horrível!!

     
  • At 2:44 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Uai! Se eu não chamar de dona patroa, vc vai parar de dar ordens em casa? hehehehehehe

    beijinhos dos funcionários paulinho e gui.

     
  • At 3:48 AM, Blogger Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... said…

    discordo do afonso, preciso de dinheiro, tenho que pagar o aluguel e a conta da venda... o jamaicano daqui a pouco me dah porrada! rsrsrs

     
  • At 5:23 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Mari querida,

    Fiquei com muito mêdo do jamaicano!
    Vou te mandar um dinheirinho! Reais servem?

     

Post a Comment

<< Home

|