Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Friday, April 21, 2006

Simplesmente Roy


"É sabido o desejo das vanguardas de tirar a arte dos museus e levá-la para as ruas. Para além das tranformações na própria noção de arte daí decorrentes, o resultado mais curioso e paradoxal foi a absorção, desta mesma vanguarda, pelos museus de arte moderna. Conscientes desta incorporação, os artistas pop inverteram a lógica - trouxeram o mundo para dentro do museu. Não um mundo de coisas e objetos, mas de imagens e mitos. Como observou certa vez o artista Roy Lichtenstein (1923-1997), "o que marca a arte pop é antes de tudo o uso que ela faz do que é desprezado"... (Luiz Camillo Osorio em O Globo)

Ainda não tive tempo, por conta da avalanche de eventos espanhóis em minha cidade, de ir até o MAM. Em um estado marcado pela exuberante mostra "Mirabolante Miró" e pela censura ao quadro de Márcia X exposto na mostra "Erótica" no CCBB, nada melhor do que dar uma passadinha em uma exposição de arte pop. Passando ao largo da crítica internacional, até por não ter sido marqueteiro, como é comum entre os artistas famosos de nossa modernidade, a mostra enxuta da obra de Roy me parece ser algo interessante por vivermos tempos de degradação da arte pela arte. Quase tudo que se faz vira evento para atrair multidões para Bienais, mostras ao ar livre, movimentos que tentam sintetizar alguma década tipo: anos 90, geração Parque Lage, Mandala, etc...

Eu, cá comigo converso o seguinte: procuro o belo (não o pagodeiro), onde quer que ele esteja. Tenho certeza que ele não é propriedade de nenhum movimento, artista conceitudado ou está definido por algum crítico. Ele é aquele que consegue condensar meu gosto pessoal e minha capacidade limitada ou não de entendimento.

Para quem quiser arriscar dar uma espiada na primeira exposição individual da América do Sul do Roy, são 78 desenhos e colagens expostos até 21 de maio, do meio-dia até às 19 horas. Estudantes pagam 2 reais e crianças até 12 anos não pagam. Lili e Ronzi estão convidados.

4 Comments:

  • At 6:43 AM, Anonymous Anonymous said…

    Eu tou louca pra ir!
    Vocês não foram, é? Então a gente podia marcar de ir junto.
    O moço-Ronzi desapareceu do mapa. Nem email responde mais. A última notícia dele que eu tive é que ele estava trabalhando de escravo branco numa mina de ametista no Azerbaijão.
    Bjo.

     
  • At 11:06 AM, Blogger Bruno Capelas said…

    Putz... é no Rio , não é? E eu achando que pelo título , se tratava de um post sobre o Roy Orbison.

    Um abraço!

     
  • At 4:41 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Caro Mutante,

    Se vc vir a foto dele, vai achar um pouco parecido. rs...Artista é tudo parecido mesmo...

    Abs,

    Moça LILI,

    Quando moça Cris chegar de viagem internacional podemos combinar. Tô muito afim...

    bj,

     
  • At 11:26 AM, Blogger Homem, Homossexual e Pai said…

    adoro o Roy, as cores, a exposição dele aqui em Sampa foi no Centro Cultural Tomie Othake, muito legal!

     

Post a Comment

<< Home

|