Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Tuesday, September 26, 2006

24 Horas


Por 24 horas os bancários param no dia de hoje. Pode parecer um acinte alguém que trabalha em serviço essencial à população resolver não trabalhar. Mas preciso ponderar algumas questões que talvez façam com que vocês as achem razoáveis.

Os bancos aumentaram sua lucratividade 80% em média em relação ao ano passado. Estou falando de grandes bancos, pois os pequenos têm índices bem maiores. Desde que alguns bancos começaram a fazer empréstimos consignados, seus níveis de inadimplência caíram drasticamente.

Apesar de todos os números econômicos estarem acima do crescimento do país, dos juros cobrados ao mês serem maiores que a inflação de todo o ano e das tarifas bancárias cobrirem o valor das folhas de pagamento, os bancos continuam demitindo a rodo. Só o Santander no Natal passado, demitiu cerca de 5000 funcionários.

Mesmo assim a responsável pela paralisação de hoje foi a proposta de reajuste zero nos salários pelos próximos doze meses, um contrato coletivo com vigência de dois anos, uma PLR de apenas um salário e a negação de cesta básica no final do ano.

Talvez você tenha que ir ao banco hoje para resolver algum pepino com algum gerente. Talvez você tenha esquecido de pagar a conta que venceu ontem. O importante nessa hora é pensar o que fazermos quando descobrimos que aquele serviço que nos cobra regiamente para usá-lo, não beneficia a ninguém, a não ser ao seu dono. Alguém por acaso já pensou como seria o mundo sem banqueiros?

5 Comments:

  • At 1:51 PM, Blogger kingthere said…

    Paulinho, acho a greve legítima. Está passando da hora da gente parar de ficar pensando no umbigão que precisa pagar a conta ou conversar com o gerente, e aplaudir aqueles que (nesse país de acomodados) têm peito para enfrentar.

    Ai, hoje eu estou fula!!! Me chama pra um piquete!!

     
  • At 7:16 PM, Blogger anouska said…

    que meda!!!

     
  • At 12:05 PM, Blogger Elton said…

    Paulinho,

    Você me perguntou, dia 23, se poderia colocar um comentário que fiz no Idelber no site que coordena.
    Andei meio afastado do blog e só vi sua pergunta agora. Se ainda estiver interessado, mete bala.

     
  • At 2:20 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Elton,

    Obrigado!!!

     
  • At 2:20 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Elton,

    Obrigado!!!

     

Post a Comment

<< Home

|