Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Monday, April 24, 2006

Só para Mulheres


A foto ao lado foi tirada na estação Cinelândia do Metrô do Rio. Mulheres embarcam no vagão que é restrito a elas no primeiro dia de vigor da Lei que determina a Supervia (Companhia de trens) e a Cia. do Metropolitano a destinação de um vagão no horário do rush somente para mulheres.
Pela foto da para notar que os homens não estão levando a sério a determinação legal. Por outro lado, as mulheres, em alguns casos, cansadas de serem bolinadas, estão felizes com a idéia do Legislativo. Tentei fazer mais fotos, mas os seguranças ficaram possessos com esta que eu fiz, caso queiram ver outras. digitem:
www.bancariosrjes.org.br e cliquem no Unidade Informativo onde poderão ver a foto da Renata Silveira antes que fosse impedida pelo segurança. Agora podemos ir aos comentários sobre a lei. O que vocês acham da determinação da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro?

44 Comments:

  • At 3:48 PM, Anonymous Anonymous said…

    Eu uso uma frase da minha avó: "A que ponto chegamos..."
    E usando outra frase pescada de um filme que não lembro mais qual, o homem só será civilizado quando uma mulher andar nua pela rua e não ser acusada de "incitar o estupro". Mas que é um alívio poder andar de metrô sem ser bolinada, isso é.
    Mas, como eu disse, "a que ponto chegamos..." Ter que separar meninos e meninas porque os cavalheiros não mantêm suas mãos nos bolsos...
    Bjs, Paulinho

     
  • At 3:50 PM, Anonymous Anonymous said…

    E, para não perder a viagem: Rosinha Monkees mudou de endereço, viu: Atualize sua lista de parceiros: http://rmonkees.blogspot.com/

    Bjs

     
  • At 4:21 PM, Anonymous Anonymous said…

    Mais uma vez a lei se faz valer para tratar o sintoma ao invés da causa. Claro! Muito mais simples separar machos de fêmeas do que educar a ambos [sim, AMBOS, mas reconheço que a falta de educação de nós, homens, é vergonhosamente maior].
    A lei reflete claramente a deterioração social que vivemos, precisando separar fisicamente homens e mulheres para que o desrespeito não exista.
    Eu, como homem, me envergonho.

     
  • At 5:08 PM, Blogger Bruno Capelas said…

    Até aí tudo bem... o problema é se os homens começarem a se bolinar... :D. Ou se vai sobrar espaço no metro das mulheres e sobrar no dos homens.

    Bjs!

     
  • At 5:42 PM, Blogger anouska said…

    eu, particularmente, sou contra. e concordo com o guga: tem que educar. acho uma lei besta e que investe na segregação, quando o mundo todo procura a integração. sei que muitas mulheres ficaram satisfeitas, mas isso só é mais um sintoma do descompasso em que vivemos. numa sociedade onde milhares de mulheres apanham caladas, não me espanta que elas aprovem uma atitude que só colabora e reitera ainda mais essa estratégia da "avestruz". se todas botassem a boca no trombone quando são agredidas ou bolinadas, sem medo de serem tachadas de isso ou aquilo pelos machos de plantão, talvez pudessem ver o absurdo desse "clube da luluzinha"...

     
  • At 6:15 PM, Anonymous Anonymous said…

    Tadinho do Mutante, tão inocente... Os homens JÁ se bolinam, tio! :-) Vai por mim...

    Mudando de assunto, vocês vêm ou não vem pra SP este fim-de?? Que tá rolando? Alguém me coooooonta!!

     
  • At 7:37 PM, Anonymous Anonymous said…

    Suzana,

    Uma colega de trabalho comentou que
    o problema não é o vagão, que é opcional. O problema vai ser para as mulheres que viajarem nos outros
    vagões. Como serão recebidas por homens que vivem diferenciando as mulheres de casa das que encontram na rua. Sua vó tem razão...

    bj,

     
  • At 7:40 PM, Anonymous Anonymous said…

    Guga,

    Mais do que vagões que fazem o Rio de Janeiro e a Cidade do México parecerem cidadezinhas do interior do país, falta campanhas educativas
    para ambos os sexos. Os homens precisam ser educados para respeitar o sexo oposto e as mulheres precisam aprender a denunciar todo o tipo de grosseria.
    Vc está coberto de razão.

    Abração,

     
  • At 7:42 PM, Anonymous Anonymous said…

    Mac,

    Tá sobrando espaço no vagão das mulheres e os homens estão descumprindo a Lei.

    abs,

     
  • At 7:42 PM, Anonymous Anonymous said…

    Edu,

    respondi no seu blog. Sorry.

    abs,

     
  • At 9:00 PM, Blogger Fana Fanii said…

    Eu acho interessante, mas tem que ter um fiscal pow... senão, não vai adiantar!! e vamos combinar, esses homens são uns cretinos, precisa bolinar a mulherada?

     
  • At 3:25 AM, Anonymous Anonymous said…

    Faço coro com a indignação. Mais uma vez trata-se o sintoma e não a causa. Coisa eleitoreira. Pra isso que pago meu imposto. blergh! abração

     
  • At 4:24 AM, Anonymous Anonymous said…

    Existe um abismo entre a classe e a grosseria. Bolinar é grosseria. Flertar é pra quem tem classe. Seja no vagão, na rua ou na feira.

     
  • At 4:25 AM, Anonymous Anonymous said…

    E, claro, o Guga tem razão. Manobra eleitoreira, sem nenhum sentido prático.

     
  • At 4:41 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Fana,

    Ontem dois estudantes de enfermagem
    foram retirados violentamente do vagão do trem por seguranças. Parece que esse vai ser o maior problema. Fiscalização e como fiscalizar...

    abs,

     
  • At 4:47 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    D. Afonso e Cabamacho,

    O autor da lei, deputado Jorge Picciani, é pré-candidato a senador pelo PMDB. A governadora não pensou duas vezes para sancionar a lei. Normamlmente levam 60 a 90 dias para entrar em vigor. Esta levou apenas 30 dias.
    Os impostos podem e devem ser utilizados em campanhas educativas
    sobre respeito ao sexo oposto, as religiões, raças e opção sexual. Mas, isso parece ser um tabu para os parlamentares. A lei contra a violência doméstica só foi aprova-da depois que milhares de mulheres
    tiveram que sair de casa. Não é de se espantar que sejam bolinadas no Metrô e até que vejam homens se masturbando no trem.

    Abração,

     
  • At 6:06 AM, Anonymous Anonymous said…

    Sinceramente acho desnecessário, acho que eles tem leis mais importantes para se preocupar!
    Mas eu seria hipócrita de dizer que não estou gostando, pego o bendito metrô todos os dias, e o que mais me incomoda além dos tarados é a forma de como os homens invadem o metrô cheio, sem se importar quem esta lá dentro. Não é nem pela questão de forçar a barra para entrar no vagão [pois sei que eles estão indo trabalhar como eu], mas sim da forma que fazem isso, eles se jogam por completo, será que eles não percebem que muitas vezes eles são muito mais fortes e rudes que nós mulheres [eu sei que existe casos e casos]. É aí que entra a questão que o Guga colocou: A EDUCAÇÃO, pois por incrível que pareça o metrô ainda continua sendo uma boa idéia de transporte terreno, pelo menos o índice de assaltos lá é bem menor que os ônibus.
    Adorei participar da enquete, vc poderia fazer uma sobre a Lei do Pittbull, pois tenho um e gostaria de saber o que as pessoas ainda pensa sobre isso.
    Aviso aos navegantes, que minha filha MaryJane é um doce de Cão, ela só leva a fama, por causa dos PittBoys [Boiolas].

     
  • At 6:40 AM, Blogger Fio da Véia said…

    Próxima lei a ser aprovada:
    "Qualquer cidadão do sexo masculino,e da classe operária, que se dirija a qualquer cidadão do sexo feminino com sons bocais,exressando "fiu-fiu",ou com palavras baixas e vulgares , terá pena de 1 a 3 anos de reclusão, a depender do grau de bulinagem"
    Isso é sério, foi a Heloísa Helena que propôs.
    É verdade, eu não minto!

     
  • At 7:43 AM, Anonymous Anonymous said…

    Sou radicalmente contra. Tem que educar o povo. Não adianta nada dividir homens e mulheres, isso é coisa de início do século passado. Se começarem a prender os safados, logo, logo, eles se darão conta de que a mulher não merece esse tipo de coisa. Beijocas

     
  • At 7:55 AM, Anonymous Anonymous said…

    Ah, Paulinho, isso é tão complicado!...
    Por um lado toda essa revolta do pessoal está certa, do "educar, não punir". Por outro lado, só mulher que já pegou transporte público cheio sabe o inferno que é. E nem sempre precisa estar cheio.
    Ontem mesmo, 9 da noite, eu indo pro Krav Magá (sim, tou ficando perigosa! hehehe) tinha apenas 3 mulheres no ônibus e um cara. Justo quando eu ia saltar, a menina que tava mais pro fundo, perto do cara, foi pro lado do cobrador reclamar que ele tava se masturbando no ônibus! O cara levantou e saltou, no mesmo ponto que eu. E o medo de saltar no mesmo ponto que ele, num pedaço escuro de Botafogo?
    Esse é o problema. Como é que você educa um sujeito de 40 anos a não botar o pau pra fora no banco alto do ônibus só porque tem 3 mulheres dentro do mesmo?
    E essa lei, além do metrô, está em vigor para os trêns da SuperVia - onde, aliás, ocorreu o incidente com os estudantes, se não me engano - onde os mal-educados tendem a ser mais vigorosos por consciência da impunidade.
    É duro, mas esse país funciona assim mesmo: educação via punição. E, de forma torta, você mostrando pra mulher que existe mesmo a punição, ela se torna mais confiante em denunciar e o homem a não fazer.
    A mesma polêmica aconteceu com o cinto de segurança, lembra?
    Infelizmente, no Brasil, a gente acaba pensando em "o que vai funcionar?" em vez de "o que é mais correto?"...
    Bjo.

     
  • At 8:47 AM, Anonymous Anonymous said…

    Só mais uma coisa: separar homens e mulheres pode até garantir a segurança necessária e desejada pelas mulheres. DENTRO dos vagões. Ponto.

     
  • At 9:19 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Nanett,

    Obrigado pelo comentário e principalmente pela visita. Organizarei outras enquetes, quem sabe uma sobre cães?
    Quanto a vc estar apesar de tudo, gostando, é o sentimento da maioria das mulheres que dependem do transporte público. Como diria a avó da Suzana: " a que ponto que chegamos".

    Fio da Véia,

    Essa Heloísa Helena é muito estressadinha para o meu gosto. rs.

    Abs,

    Yvonne,

    Sou carioca da gema do ovo. Estou me sentindo provinciano por conta dessa lei. Só existe similar no México.

    Moça Lili,

    O que vc passou no ônibus (indiretamente) écena comum nos trens do suburbio do Rio de Janeiro
    A cada dia que passa vc vê as academias de lutas marciais ficarem
    mais repletas de mulheres. Infelizmente, como a única forma de sobrevivência do genero feminino
    Os homens esquecem da forma que lhes permitiu virem ao mundo. Pare-cem filhos de chocadeira.

    bjs,

     
  • At 10:32 AM, Blogger anouska said…

    o caba disse tudo. e quando sair do metrô, vai ter separação também? e nos ônibus? pois é.

     
  • At 10:54 AM, Anonymous Anonymous said…

    Eu vi a chamada no blog do Guga e vim participá, dá liceinsa.
    Ai, eu sou contra essa lei. E agora, quem é que vai me buliná? Sem contá que as sapa tudo vão nadá de braçada, né?

     
  • At 11:01 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Craudete,

    Sapa também é filha de Deus. rs

     
  • At 1:50 PM, Anonymous Anonymous said…

    Papi, papi, que assunto polêmico!!!

    A minha visão é a seguinte:
    Ainda restam vagões "unissex", não? Então, se há a opção de usar ou não o vagão coletivo eu acho ótimo.

    Se algumas mulheres se sentem mais seguras e despreocupadas dentro dos vagões exclusivo para mulheres, que usem o tal vagão.
    Eu certamente usaria se tivesse esta opção e estivesse andando sozinha por aó. Estando com o meu namorado, ou algum amigo, iria com eles no vagão comum.

    Vale a minha [da mulher] opção. Bem simples e democrático.
    Infelizmente, no estado que anda este mundo, essas coisas são necessárias.

    Beijo!!!!

     
  • At 2:27 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Filha Lili,

    É verdade. Se existe a opção, quebra-se a questão da discriminação.

    bj,

     
  • At 2:43 PM, Anonymous Anonymous said…

    Criar recursos pra separar homens e mulheres é tapar o sol com a peneira. Um paliativo, muito porco, por sinal.

     
  • At 2:44 PM, Anonymous Anonymous said…

    Mas ainda pior que a solução é ver a marmanjada freqüentando o tal vagão na maior cara-de-pau. Estamos mesmo no país das bananas, é o fim da picada. SE ESSA PORRA É LEI, CUSTA RESPEITAR, CARALHO?!

     
  • At 7:27 PM, Anonymous Anonymous said…

    E é verdade mesmo, moço-Paulinho, foi por causa dos trens da SuperVia, aliás, que ela foi criada e depois expandida pro Metrô. E que isso acontece o tempo todo por aí. Por isso essa lei apareceu. Se não acontecesse não tinha por quê, certo?
    E a pergunta que não quer calar é: como educar esses homens que bolinam mulheres sem permissão?
    Quero mesmo as respostas. Alguém se habilita?
    Bjo.

     
  • At 8:29 PM, Anonymous Anonymous said…

    Lili, se capasse em praça pública uma ou duas dúzias de cabras sem-vergonha, acho que a coisa diminuía [entenda como quiser].

     
  • At 3:43 AM, Anonymous Anonymous said…

    O Guga tem razão. Somos demasiadamente cristãos. Vamos ser um pouquinho inquisidores, só pra variar?

     
  • At 4:35 AM, Blogger Luma Rosa said…

    A princípio a lei parece ser um retrocesso e de caráter machista! de que valeram as mulheres tantos anos de luta?
    Pensando mais a fundo vemos que essa medida é emergencial, somente as mulheres que usam esse tipo de transporte sabem do constrangimento a que são submetidas.
    A longo prazo e bota longo nisso, o retorno aos princípios de respeito ao ser humano.
    Beijus

     
  • At 7:23 AM, Anonymous Anonymous said…

    Capação em praça pública? De um pequeno grupo, só pra assustar? Hum... Não sei se daria certo. Ou vira regra ou não rola. O brasileiro sempre acha que o que acontece com o outro nunca vai acontecer com ele. Se acreditasse no "exemplo" não dirigiria bêbado.
    Mais sugestões?

     
  • At 10:05 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Lili,

    Você está certa! Primeiro, não somos fundamentalistas!!! Segundo, até hj não teve uma ação judicial contra esses caras. Tem que abrir notícia crime!!! Tem que convocar testemunha. Já dee ter até vídeo de boliandor no sistema de segurança do Metrô.

    bj,

     
  • At 10:06 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    ops, ...deve ter até vídeo de bolinador...

     
  • At 1:29 PM, Anonymous Anonymous said…

    Penso eu que a opinião decisiva deve ser a das mulheres. Me parece, pelo que tenho acompanhado, é que a maioria aprova a medida.

    A única certeza que tenho é que, se não fosse essa lei, esse assunto não seria discutido e ninguém se lembraria de que é necessário educar os homens.

    Ps.: Eu odeio o Picciani.

     
  • At 2:54 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Guilherme,

    Se como presidente da Assembléia, ela já causa toda essa polêmica, imagine ele como Senador, caso seja eleito...

    Abs,

     
  • At 8:59 AM, Anonymous Anonymous said…

    Well... a questão é mesmo bem polêmica. Concordo com tudo que já foi dito por aqui. É certo que educar é a melhor maneira de resolver uma questão como essa... mas...quanto tempo leva para educar um país? Quanto tempo leva para ensinar o mínimo de educação para um povo (e não estou falando só de homens)? Qauntos séculos mais vamos precisar para aprender coisas simples como que jogar lixo na rua reverte em enchentes, que usar a vaga para deficientes não o sendo é uma tremenda falta de caráter? Enfim....mudar tudo isso leva tempo, tempo suficiente para que muitas mulheres ainda tenham que conviver com a grosseria extrema de certos homens (ou seriam animais?) que não conseguem conter suas ejaculações. Oras... educar homens que não controlam suas ejaculações pode levar uma eternidade meu caros...rs.

    Enfim... a medida é paleativa e funciona de modo opcional. A mulher que desejar e se sentir mais segura usando o vagão exclusivo, que o faça. Bem ou mal e, de maneira torta, não deixa de ser um "direito" adquirido.

    No mais, a educção falta a muitos e em muitos lugares. Reeducar é preciso urgentemente mas para isso talvez seja melhor acabar com tudo e começar do zero. Não se muda a mentalidade de um povo tão facilmente.

    Falei demais?rsrsrsrs.

    P.s: Adorei teu blog.Cheguei aqui pelo Caba.

    Beijo

     
  • At 10:17 AM, Blogger Syrena said…

    quem frequenta boate como eu, enfrenta qq vagão unissex, baby!
    homem quando quer ser FDP o é em qq lugar...
    eu sei me defender, muito bem sozinha (o sr bem o sabe, não?) mas se tem mulher q se sente mais segura num vagão exclusivo, pq não?
    pq vamos combinar que é um asqueroso (pra não dizer coisa pior) ter um "babaca tarado" se esfregando na gente...
    no metrô, temos as duas opções, então, cada um que entre no vagão que mais lhe agradar...
    agora, será que vão lançar os ônibus só para mulheres tb? pq nesses então, a situacão é bem pior!
    a questão é a educação... aliás TUDO NESSE PAÍS passa pela questão da educação, ou da falta dela...
    Bjs

     
  • At 6:46 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Syrena,
    É tudo educação!!!Vc tá certa!

    bj,

    Chapeira,

    Vou repetir o que lhe disse:
    - vc é muito bem vinda no meu bloguinho. Adorei também o seu e sua história.

    bj,

     
  • At 8:56 AM, Anonymous Anonymous said…

    Nossa, parece que a lei serviu, pelo menos, pra levar a público um tema carregado de "vergonhas" e "sem-vergonhas"! Isto é muito bom, pois a maioria das mulheres molestadas estão correndo para não chegarem atrasadas em seus empregos e, portanto, não param para registrar queixas "constrangedoras". Evidencia também que os sistemas de câmeras de vídeo não são utilizados para garantir o bem estar e a segurança dos usuários. Talvez seja apenas bastante útil para a Supervia e o Metrô controlarem seus trabalhadores...
    No fundamental, acho que o "nobre" deputado e a "ilustríssima" governadora poderiam se valer de suas alçadas públicas para exigirem das concessionárias, em questão, o aumento de composições, especialmente no horário de maior movimento. Mais vagões para todos!
    Até porque, nem todos os homens que andam de trem são tarados!!!!
    Ah, mas uma atitude destas não apareceria na mídia... :(

     
  • At 5:18 AM, Anonymous Anonymous said…

    Meninas, eu sempre invado o carro das mulheres, mas calma ai, tenho meus argumentos bem fundados, além de adorar estar perto de vocês, é claro, hehehe. Ai vão eles:

    1. Esse carro foi criado com a desculpa de evitar os tarados no metrô cheio. Mas e as sapatões tardas como ficam? E os homens bolinados por viados tarados, não têm esse direito?

    2. A lei ataca o sintoma e esconde o verdadeiro problema. A causa do incômodo é o metrô cada vez mais cheio. É precisso pressionar a empresa para que coloque mais carros ou dê uma solução que ataque à causa e não o sintoma.

    3. Nenhuma lei municipal pode estar acima da constituição que diz que não se pode discriminar ninguém por sexo.

    4. Acredito veementemente na convivência harmônica entre homens e muheres, de outra forma a espécie humana se acabaria.

    5. Este último é o mais fraco, mas pego este carro simplesmente porque a saída é em frente a estação que salto e porque o vagão é mais vazio. E que perfume... Adorooo.

    Beijos a todas.

     
  • At 12:04 PM, Anonymous Anonymous said…

    Sou totalmente contra esta lei. Tenho certeza que o maldito autor desta lei (o Jorge Picciani) não anda de metrô nos horários de maior movimento. O que esta lei causou foi que o vagão das mulheres fica vazio e os outros lotados. Os vagões já eram insuficientes antes da lei e andavam lotados agora com a lei piorou porque tiraram um vagão dos homens e "espremeram" eles nos vagões restantes, sem acrescentar mais um vagão às composições. Essa lei antes de tudo é inconstitucional porque nossa Lei Máxima diz que não pode haver discriminação por sexo e este é um caso flagrante de discriminação contra os homens simplesmente por serem homens privando-os do direito de utilizar um transporte público. Meu desejo é que um dia esse infeliz do Jorge Picciani e todos os desgraçados que aprovaram esta lei nefasta necessitem utilizar o metrô no horário de pico e provem do seu próprio veneno. Esta lei é eleitoreira, interesseira e discriminatória.

     

Post a Comment

<< Home

|