Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Wednesday, May 24, 2006

PCC, o PT e o Santos FC

Dentro de 40 minutos, cumpro minha promessa de ficar uma semana sem falar da Sampa querida, cidade que acolheu minha família nos idos difíceis de 1975. Tentarei falar do que a maioria não está falando. Leio diariamente dois jornais, intercalando-me entre Globo, JB e Valor. Não dá para ler Folha e Estadão. Falta banca de jornal na cidade de Niterói disposta a correr o risco de encalhe de jornais paulistas. Ao contrário dos jornais daqui, os de lá só falam da sua cidade. Nos bons tempos da Folha (Governo Collor e final da DM) cheguei a fazer campanha para que ela editasse um caderno de cultura carioca. Ainda bem que ela não me atendeu. Hoje, no blog do Josias (colunista da Folha), uma nota me fez voltar no tempo. Por isso, resolvi transcrever comentário do Blog da Revista Fórum (maravilhosa) a respeito. Leiam por favor:
[10h 35] 24/5/2006 - Glauco Faria
A grande "novidade" postada no Blog de Josias de Souza hoje (24) é de que "mensagem do PCC prega voto no PT contra PSDB". De acordo com o próprio jornalista, "nem o governo federal nem a administração de São Paulo deram importância à parte política do manuscrito. Num esforço para evitar a politização da crise, ativeram-se aos trechos que fazem referência às rebeliões nos presídios". Mas, pelo jeito, o escriba se importou bastante.Alguns episódios da vida política do país acabam se apagando no tempo, por conta da distância do fato ou mesmo da conveniência. Em 1989, alguns dos sequestradores de Abilio Diniz foram vestidos com camisetas do PT e a imprensa não titubeou em culpar o partido pelo crime. Um jornal de interior não teve dúvidas e cravou na manchete: "PT sequestra Abilio Diniz".Hoje, a "revelação" da tal mensagem é bastante oportuna para alguns e reforça o caráter de alguns panfletos apócrifos que circularam em São Paulo, destacando "PT=PCC". A mesma motivação guia o coerente Olavo de Carvalho que em um artigo ressaltou que "o presidente da República é pessoalmente responsável pela presença, nas ruas, dos doze mil delinqüentes que espalharam o terror e a morte entre a população paulista". Outros sites tucanos também lembram da "ligação" entre PT, PCC, Farc e MST (?).Além do escopo óbvio de alvejar o PT, esse tipo de notícia só vem a desviar o foco do que realmente importa. Primeiro, apurar como a situação da Segurança Pública chegou a tal estágio. Depois, como encontrar soluções não só repressivas, mas também preventivas em relação ao problema. O governo do estado chegou a comemorar a queda da criminalidade nos últimos anos, mas ignorou os lugares onde ela aconteceu: parte da periferia de São Paulo, onde diversos programas sociais foram implantados; e em cidades como Diadema, que combinaram medidas como Lei Seca e também ações na área social. Enquanto isso, em boa parte do interior, os números da violência aumentaram.Mas a mídia prefere o espetáculo torpe de quem acusa sem qualquer tipo de prova (o que não é um filme particularmente inédito...). Se eu resolver escrever um bilhete dizendo que o PT ajudou a promover a rebelião e colocar alguns símbolos que identifiquem o PCC, provavelmente ganharei mídia. O estranho mesmo é que uma organização que dispõe de centrais telefônicas espalhadas pelo estado e inúmeros celulares tenha que recorrer a um texto manuscrito... recuperado intacto! Espero que ninguém do PCC recomende que os outros presos torçam pelo Santos Futebol Clube, senão automaticamente estarei inscrito como membro da facção. Mas talvez alguém possa se antecipar e fazer essa associação com algum time rival. Só preciso esperar a colaboração da mídia. Afinal, jornalismo é versão e não fato.

4 Comments:

  • At 7:31 AM, Blogger Rodrigo said…

    Afinal, jornalismo é versão e não fato...
    adorei essa frase!
    abçs, bom dia

     
  • At 8:21 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Rodrigo,

    Por isso que eu leio mais de um jornal e sempre de linha diferente.
    Cansa essa coisa de vc ser manipalado pela mídia, e ainda por cima sair reproduzindo as notícias.

    Abs e um bom dia.

     
  • At 5:16 AM, Anonymous Anonymous said…

    Bem diz o Eduardo Guimarães (edu.guim.uol.com.br): essa mídia está tão ruim e desacreditada em "atirar" no PT/Lula que devem é ser petistas enrustidos, trabalhando para a campanha do mesmo! :-)

     
  • At 7:00 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Edu,

    As pesquisas têm mostrado isso que vc afirma. hehehehehe

    Abração,

     

Post a Comment

<< Home

|