Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Friday, June 12, 2009

Quase namorados

Hoje é dia dos namorados no Brasil.

"Segundo a versão mais conhecida. a comemoração teria se originado na Roma antiga, no século III.

O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.

Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade".

No Brasil, a sua origem remonta a 1949 quando um publicitário apresentou a idéia de comemorar o dia a um grupo de comerciantes. Isso ajudou o comércio do mês de junho, mas também ligou a data em nosso país a comemoração de Santo Antonio, o casamenteiro.

O que me faz escrever hoje sobre o assunto, é que nem todos nesse dia estão namorando, noivando ou estão casados para ter com quem comemorar. Por isso gostaria de dedicar esse dia também aos QN (quase namorados). Aqueles que não possuem namorado(a), mas pensam em ter ou até já dedicam seus pensamentos/sentimentos a alguém. Espero que eles não desistam, que o tempo seja rápido e os ajude no amadurecimento. Que amar é também passarmos algum tempo sózinhos e assim podermos perceber o quanto é importante termos alguém ao nosso lado.

1 Comments:

  • At 2:29 PM, Anonymous Anonymous said…

    quero mais escrita. trabaia, trabaia!

     

Post a Comment

<< Home

|