Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Sunday, December 04, 2005

As Meninas - da série "Ontem, Hoje e Amanhã"

Ontem, fui ao 1º Festival de Bandas da AEN. Não como simples espectador, mas como jurado. Não é uma função gratificante, por assim dizer, mas o convite tinha sido feito pelas meninas.
Conheci uma delas durante a Semana da Mulher, no mês de março, quando foi feito um concurso
de redação na AEN. Os textos de uma maneira geral eram bons. A moçada, todo(a)s com menos de 14 anos, botou para quebrar. O que ninguém sabia era que a AEN tentava discutir através dos textos, a questão do machismo, muito presente entre os meninos, principalmente nas salas onde eles eram maioria absoluta. Foi entre os textos da 7ª série que eu percebi que havia um que se destacava colocando a questão da mulher nos dias de hoje: suas lutas e desafios. Fiquei encantado. Alguém no mundo dos adolescentes, sexo feminino, apenas 13 anos, percebia algo que a maioria dos adultos morre sem saber. Fui conhecê-la pessoalmente. Ela ficou um pouco sem jeito, afinal achava que não tinha escrito nada demais, embora outros já a tivessem cumprimentado. Veio a eleição para representante de turma. Elegeram outro, mas ela não desistiu. Pensou no grêmio, haveria outra oportunidade para as mulheres. Discutiram o assunto.
Apareceram outras candidatas... Foi em frente e virou presidente.
A outra eu já conhecia do telefone. Na maioria das vezes que ligou pra Guilherme, quem atendeu fui eu, sempre simpática e educada. Isso já era o suficiente para me cativar. Depois li um poema
que ela publicou no Informativo AEN. Achei lindo. Virou tesoureira do grêmio. Não sei se é pão-dura, mas infelizmente é um bom requisito para quem atua na área financeira. (rs...)
Apareceram outras, mesmo sem cargo no Grêmio. É assim que funciona, as pessoas se engajam pelas propostas e não necessariamente por conta de algum cargo.
O Festival mostrou a garra das mulheres, tiveram que conseguir apoio financeiro, som, local, escolher jurados, convidar bandas. Tudo de um universo ainda dominado pelo saber e o poder dos homens... Faltou DJ, mas nada é perfeito, na última hora quando arrumaram o dinheiro, furou a comunicação. Mas esse foi o primeiro evento das meninas, no ano que vem, estarão organizando outros: esportes, feiras e música. Muita música, para refrescar a alma!

10 Comments:

  • At 9:05 AM, Blogger Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... said…

    que legal.

    eu jah fui presidente de gremio tb, nos idos de 88.

    tb acho que tesoureiro bao eh mao de vaca!

    hahaha

    bjks

     
  • At 9:08 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Simy querida,

    na verdade somos três, eu sou quem escreve menos, pela ordem: Cris, guilherme, eu, samara e keka que ainda não são alfabetizadas. Também gosto do seu jeito de escrever. Me emociona pela simplicidade. E também nunca consegui ser do grêmio...hehehe

    bjs,

    Paulinho

     
  • At 11:44 AM, Blogger anouska said…

    eu já estou fazendo a minha parte: aqui em casa quem manda são as mulheres: eu, keka e samara reinamos, absolutas! beiju, amore!

     
  • At 2:43 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Mari,

    vc poderia montar uma associação em Londres. Não sei de que, mas com certeza haveria muita agitação de coisas legais.

    bjs,

    Paulinho

     
  • At 4:24 PM, Anonymous Anonymous said…

    Êba, tenho internet de novo!!!
    Nossa, vc andou escrevendo horrores enquanto eu estava "digitalmente excluída", hein?!
    Pelo visto, está se tornando um blogueiro de mão cheia!
    Bjs!

     
  • At 5:09 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Cândida,

    Obrigado pelo carinho e pela atenção ao Blog. Eu diria melhor: "mão cheia e perna direita vazia". hehehehehe

    paulinho

     
  • At 9:39 AM, Anonymous Anonymous said…

    quanto ao presente, diga aih, com certeza, pode dizer o que e' que eu compro proce... bjs

     
  • At 11:36 AM, Blogger Syrena said…

    vc pensa que é "Gláucia" pra sair correndo por aí impunemente!? tem que ter PHD!
    mas não, quer abraçar o mundo, aí, acontecem acidentes! sossega! vem aqui que eu toco uma seção chill-out especialmente pra vc! hehehe
    Bjs

     
  • At 5:35 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Gláucia, eu não sou vc, mas tento.
    bjs,
    paulinho

     
  • At 6:05 PM, Blogger Bruno Capelas said…

    Bem... quanto ao Let It Be e o Naked , eu vou falar deles amanhã... tou indo pela ordem cronologica... :D. E fiquei interessado nesse post. pena que na minha escola não existe grêmio... :(

    Um abraço!

     

Post a Comment

<< Home

|