Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Sunday, April 30, 2006

Envelhecer ou quanto tempo vale a pena viver?


Que o nosso país vai ser um país de maioria de pessoas mais velhas, todos nós já estamos esperando. O que me causa espanto é saber de quanto vai ser a idade dos mais velhos. A sensação é de que vamos nos parecer com tribos indígenas onde os anciãos vivem mais de cem anos. No jornal O Globo de domingo, tem uma foto de um senhor que fez cem anos. Há vinte anos aposentado, ex-dono da Casa Mattos (onde sempre comprei meu material escolar), ele frequenta a praia do Leblon como qualquer garotão morador do local. Este ano já temos 2.250 cidadãos com mais de cem anos.
O que nós temos a ver com isso?
Tudo ou nada! Pois poderemos nos tornar centenários daqui a algumas décadas. Alguém topa encarar essa idade?
Esta coluna humildemente como vem fazendo com certa frequência, deixa esta questão para debate. Dê sua opinião sincera como de costume!
(A foto acima é de uma mulher que está envelhecendo em barril de carvalho)

15 Comments:

  • At 6:45 AM, Anonymous Anonymous said…

    Olha, Paul... ontem vimos numa feirinha de artesanato um ímã de geladeira com a foto de um velhinho (uns 70) tooooodo musculoso! Fiquei babando... Então, acho que tudo depende de como se envelhece: se com saúde, vam'bora. Mas se for pra sofrer, vam'Bora.

    Beijo!

     
  • At 7:00 AM, Anonymous Anonymous said…

    Como te disse ontem, Paulinho, não quero viver 100 anos. Meus avós estão na casa dos 80, começando a perder o viço e a lucidez e sempre foram muito ativos. Dificilmente uma pessoa passa dos 70 com qualidade de vida (de verdade), sem doenças sérias, sem stress.
    Tou feliz se chegar aos 80. Aliás, a idade que eu chegar é a ideal, sempre com qualidade, de preferência. ;)
    Bjo.

     
  • At 7:11 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Edu,

    Concordo com vc, voubora sem nenhum problema de consciência quando começar a dar defeitos sérios.

    Lili,

    Lamento pelos seus avós já estarem ficando doentes. Nenhum amigo meu com mais de 30 anos tem avós com menos de 70. A tendência agora é essa. Enquanto eu, perdi minha querida avó canceriana aos 70 anos.
    bj,

     
  • At 10:07 AM, Blogger Syrena said…

    Eu nem sei, pq vc sabe que o meu organinmo num funciona igual ao dos outros!
    hahahahahaha
    Mas eu acho q, se for pra ficar doente, e perder a lucidez, quero não... Ah, depender dos outros pra tudo é uma droga! Não quero ser estorvo pra ninguém...
    Bjs
    Sy

     
  • At 10:54 AM, Blogger anouska said…

    acho que também num quero não... e quer saber? essa dona aí da foto só tá envelhecendo em barris de carvalho por que tem grana pra fazer uma lipo por ano. a gente tem que saber que chega uma hora que não dá mais. a natureza fala assim pra você: "aê, perdeu!" e pronto. vai fazer o quê?

     
  • At 3:51 PM, Anonymous Anonymous said…

    Quem sabe não me torno um Dorian Gray da vida e nunca envelhoço?! Possível, hein..
    Abraço

     
  • At 4:44 PM, Blogger Bruno Capelas said…

    Já dizia o Pete Towhsend... "Eu quero morrer antes de ficar velho".

    Um abraço!

     
  • At 4:48 PM, Blogger anjosarda said…

    se eu chegar nessa idade acho q fiko o dia e a noite inteiros no pc...
    afinal não terei como fazer as atividade físicas q eu + gosto... x|
    _ eu encararia sim essa idade... eh melhor do q nada se querem sabe... xD

     
  • At 6:52 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Rodrigo,

    Boa lembrança do Oscar Wilde!

    Mutante,

    O carinha do The Who foi pego em flagante em ato de pedofilia. Pelo visto, ele ainda não notou seu envelhecimento e nem a falta de vergonha na cara. Apesar disso o som da sua guitarra é muito bom até hj.

    Anjo,
    Não deve ser nada mal, envelhecer podendo ficar passeando pelo mundo e conhecendo pessoas pela Internet.
    hehehehehehe

     
  • At 3:40 AM, Anonymous Anonymous said…

    100 anos é uma boa. Aliás, um milhão de anos ainda não seriam bastante para ler todos os livros do mundo, logo...

     
  • At 4:20 AM, Anonymous Anonymous said…

    Já tive certeza que morreria antes dos 30. Agora duvido um pouco disso.
    Quero mesmo é chegar aos 65 e já tá bão, que vegetar em cima duma cama definitivamente não é a minha cara.

     
  • At 12:38 PM, Blogger Ronzi Zacchi said…

    O problema é como se envelhece, eu sou contra o excesso de plásticas e métodos extremos da preservalção da juventude. AScho que as pessoas nasceram para envelhecer.

    Um exemplo é a Hebe, ela não está mais nova com os 100 kilos de botox no rosto e as 320 esticas no rosto. ela só parece uma boneca de cera idosa, ou uma Múmia, fica bizarro. e desse tipo de bizarro eu não curto.

    Vortei.

     
  • At 1:23 PM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Guga, Rosinha e Ronzi,

    Lembram da música da Joyce?
    "Olha aí, monsieur Binot/ Aprendi tudo o que você me ensinou/ Respirar bem fundo e devagar/ Que a energia está no ar/ Olha aí, meu professor, ..."
    Acho que a gente envelhece bem, quando se cuida, evita excessos de qualquer ordem e ocupa a mente das melhores coisas que ainda existem nesse mundo. E como tem!!!

     
  • At 11:24 PM, Blogger Syrena said…

    minha mãe é que fala:
    "eu quero morrer antes de ficar velha!"
    ao que meu irmão responde:
    "aê, mãe, num dá mais tempo não!"
    hahahahahaha
    só pra fechar o meu comentário lá de cima q o sr nem viu!
    bjs

     
  • At 4:55 AM, Blogger Paulo de Tarso said…

    Vi sim. Mas já tinha respondido a questão que vc e outros haviam colocado. Quanto a sua mãe, enquanto estiver cuidando do seu pai, do cachorro, dos netos e até dos filhos, via ter que ficar por aqui. hehehehehehehe

    bjs,

     

Post a Comment

<< Home

|