O Peixe, o Preço e o Porto

Voce gosta de comer peixe? Eu também, desde que sem espinhas. Antigamente, peixe no Brasil era alimento das classes pobres. Comia-se carne bovina apenas em sonho. Hoje é alimento da classe média ou de pobres que moram em regiões ribeirinhas. O Brasil tem uma das médias mais altas de consumo de peixe do mundo. Mesmo assim, o peixe não é alimento popular. Ele perde disparado para o frango e até para a carne de segunda.
Pensando nisso, o Ministério da Pesca inaugurará no estado em que moro dois centros de pesca, um em Niterói e outro em Sepetiba (Rio) . Com esses portos especializados, o cenário do peixe começará a mudar para pescadores e consumidores. Pela primeira vez na história, o peixe sofrerá fiscalização sanitária. Haverá uma bolsa de preços que será acompanhada pela web para deleite dos internautas, onde a oferta do camarão e de outros quitutes do mar será acompanhada on-line. Como não posso comer camarão, não precisarei me preocupar. Mas, acompanharei paulatinamente o preço do salmão. Só quem já se deliciou com o salmão preparado pela dona patroa, sabe do que estou falando. Voce sabia que o peixe é vendido pelo pescador a um real o quilo (em média), mas passa por tantos atravessadores que parece que foi importado da Noruega ou do Japão???
Quem viver verá! Eu estarei na fila!
11 Comments:
At 7:49 AM,
anouska said…
eu vou adorar, até porque amo peixe, mas como pouco devido ao preço. o duro vai ser nêgo me colocando na cozinha todo o dia pra fazer salmão. já posso até ouvir a musiquinha: "lerê lerê lerê lerê lerê..."
At 9:18 AM,
Anonymous said…
E pode começar a cantar mesmo porque eu vou querer!!! Primeiro da fila (depois dos "nativos" da casa)!!!!!!!!
At 9:40 AM,
Anonymous said…
A pergunta fundamental é:
Isso vai baratear o sushi?
Abracos!
At 10:37 AM,
Paulo de Tarso said…
Panda,
Acho que o sushi não porque dono de restaurante aumenta preço de refeição até com deflação!
abs,
Edu,
Traga o Maurício!!! hehehehehe
Cris,
Comprei seu presente do dia das mães hj para recompensar seus préstimos na cozinha.
bj amoroso
At 11:16 AM,
Phillipi Labanca said…
Com certeza teremos nosso salão encarecido, não somente pelo fato dessa fiscalização mas pela burocracia aferida pelo nosso país e pela quantidade de intermediários..tststs....fala sério.
At 1:06 PM,
Paulo de Tarso said…
Phillipi
O projeto de Portos Pesqueiros é inviabilizar o excesso de intermediários. Hj mesmo quando só tem um intermediário entre o pescador e o consumidor, o peixe aumenta cerca de 500%.
abs,
At 3:13 PM,
Anonymous said…
Litoral gigante, população gigante e nada de peixe...ah! Também não gosto!
Abraço
At 6:22 PM,
Bruno Capelas said…
Eu inverto contigo... sou ficcionado por camarão e não gosto nem desgosto de salmão... e não há quem não goste de um bom peixe... :D
Um abraço!
At 6:27 PM,
Paulo de Tarso said…
Otávio,
Moro perto de praia. Fico triste quando os pesqueiros aportam por aqui com suas redes fininhas para pegar sardinhas na época da desova.
Mutante,
Gosto de Salmão, Pescada e pescadinha. Gosto de ouvir Fish (Yes)...
abs,
At 4:21 AM,
Anonymous said…
Vamos observar uma meia dúzia de restaurantes e ver se eles vão baixar, ou pelo menos congelar, o preço depois que o novo sistema estiver funcionando?
Serei voluntária para fiscalizar o "Siri" de Vila Izabel, aquele da R. dos Artistas.
Para quem não conhece, sugiro a pescada grelhada com arroz de brócolis: serve 3 ou 4 porções!
At 5:57 AM,
Paulo de Tarso said…
Jô,
adoro pescada com arroz de brocólis. Adorei a biografizinha do Marx. Acho que vou virar marxista por sua causa. hehehehe
bj,
Post a Comment
<< Home