" A Síndrome "

Síndrome do Túnel do Carpo
Síndrome do túnel do carpo é o nome referido a uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido a compressão, originando sintomas característicos que serão descritos adiante.
Representa doença muito comum entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos; pode ocorrer com menor frequência fora dessas faixas de idade e também ocasionalmente em homens.
Os sintomas típicos são representados por dormência e formigamento nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos indicador, médio e anular; em quase 2/3 dos casos é bilateral. Caracteristicamente esses sintomas ocorrem durante a noite, fazendo com que as pessoas tenham que levantar, movimentar as mãos ou mesmo coloca-las em imersão de água quente; algumas vezes pode surgir dor em todo membro superior (mão, antebraço e braço); também são frequentes as sensações de choques em determinadas posições da mão como segurar um objeto com força, segurar volante do carro ou descascar frutas e legumes. Com muita frequência as pessoas imaginam que estão tendo "derrame" ou "problemas de circulação" procurando assistência médica especializada nessa área. Esses sintomas de dormência e formigamento podem melhorar e piorar ao longo de meses ou até anos, fazendo com que o diagnóstico preciso e correto seja retardado.
Na maioria dos casos essa compressão do nervo na região do punho ("nervo preso") deve-se a estreitamento no seu canal de passagem por inflamação crônica não específicados dos tendões que também passam por esse canal. Em outros casos com menor frequência podem existir doenças associadas comprimindo o nervo. É importante ressaltar que mulheres grávidas podem ter sintomas da doença ocasionados por edema ("inchaço") próprio da gravidez; na maioria dos casos os sintomas desaparecem após o parto podendo reaparecer muitos anos mais tarde. Algumas atividades profissionais que envolvem flexão contínua dos dedos (exemplo: ordenha de leite) podem desencadear sintomas de compressão do nervo.
O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é baseado nos sintomas característicos e na comprovação da compressão do nervo por um exame chamado eletroneuromiografia; nesse exame os nervos do antebraço, punho e dedos são estimulados por choques de pequena intensidade sendo o resultado medido na tela do aparelho.
O tratamento para os casos de compressão leve (critério baseado no exame eletroneuromiográfico) pode ser inicialmente feito imobilizando-se o punho por "splints"; jamais o punho deve ser enfaixado pois pode piorar a compressão; também deve ser evitada qualquer medida fisioterápica nessa fase. Os "splints" são pequenas talas de material duro porém flexível que são colocados desde a mão até o antebraço e fixados com velcro, podendo ser facilmente retirados e colocados. Os remédios ou infiltrações no local podem ser utilizados, porém são sempre paliativos ou seja não resolvem o problema definitivamente.
Nos casos em que o tratamento por imobilização falha ou naqueles nos quais o exame eletroneuromiográfico revela compressão mais grave do nervo devem ser submetidos à cirurgia. O objetivo da cirurgia é abrir o canal por onde o nervo passa, resolvendo o problema definitivamente na maioria dos casos. Quando o nervo fica comprimido muito tempo pode haver atrofia definitiva ("nervo atrofiado ou seco") com pouca recuperação mesmo após a cirurgia.
Dr. JoãoAris KouyoumdjianProfessor-Assistentede Neurologia eChefe do Setorde EletroneuromiografiaFaculdade de Medicinade São José do Rio Preto.
8 Comments:
At 4:14 AM,
NYC TAXI SHOTS said…
&^r87589
At 9:40 AM,
anouska said…
eu sou hipocondríaca. será que eu vou ficar com esse treco? ai meu deus (copyright by cândida)!
off topic: queria te dizer assim, em público, que te amo, que sou uma idiota sem tamanho e que provavelmente você é muita areia pro meu caminhãozinho. eu ainda tenho muito o que crescer nessa vidinha (que na minha opinião é única, não tem segunda chance). entende o meu dilema? beijos doces
(também comprei presentinho pra ti, pra me redimir)
At 12:33 PM,
Anonymous said…
Caraca! que doença braba heim?
Uma das coisas ruins é não poder teclar, já pensou? eu sou tecladoramaníacacompulsiva,rss
Obrigada por sua visita,amigo do menino Mutante é meu também[garotinho esperto aquele,né não?]
Voltarei com muito gosto para ler tudinho,
lindo dia,
beijossssssssss
At 2:33 PM,
Paulo de Tarso said…
Márcia,
Obrigado pela visita!!! Temos algo em comum, somos amigo do moço-mutante.
Simy,
Quem é nyc???
bj,
At 3:09 PM,
Paulo de Tarso said…
Simy,
???!!!!?!?!?!
At 5:37 PM,
Bruno Capelas said…
A única síndrome que me afeta ultimamente é a síndrome da nerdice musical. Ou seja , ouvir Weezer e outras coisas de nerd.
Um abraço!
At 4:51 AM,
Paulo de Tarso said…
Mutante,
Ainda bem!!! rs....
abs,
At 9:04 AM,
Homem, Homossexual e Pai said…
que interessante! não conhecia esta doença!
Post a Comment
<< Home