Da série "Psicanálise da Vida"
O desemprego é uma das ações mais cruéis do capitalismo. Através dele é formado o exército de mão-de-obra reserva. É também através da procura e oferta de empregos, que são definidas as faixas salariais. O desemprego é um horror do ponto de vista da economia. Mas o capitalismo não está nem aí para suas consequências. Diante da revolta de imigrantes na França, o Ministro do Interior propõe ações mais duras. Esquecendo-se que os imigrantes construíram a França do pós-guerra, através da famigerada mão-de-obra barata. Quanto mais trabalhadores você tiver, menor será o salário que você precisará pagar. Assim funciona o mercado capitalista.
Ontem, demitiram uma amiga de uma editora. Encontrei-a por acaso ao voltar da capital. Como não tinha muito o que falar, lhe perguntei o que iria fazer. Ela me disse que ainda não sabia, pois a cabeça ainda estava muito confusa: contas para pagar, prestação do imóvel e outros problemas para resolver. Pediu-me que sabendo de algo lhe falasse. Isto é o que todos falam quando ficam desempregados. Respondi que ia ficar atento a qualquer oportunidade. Isto é o que todos respondem. Como os médicos diante dos pacientes que morrem na mesa cirúrgica, ficamos insensíveis a dor da perda do emprego.
4 Comments:
At 4:15 PM, Bruno Capelas said…
Eu não sei o que é isso... também , tenho só 13 anos. E quanto aos discos do Van Morrison , bem... o Down the Road é um discaço e verdadeiramente lançado em 2002. Já o Spanish Rose é um arremedo de disco , uma coletânea que não é coletânea , sabe? Ninguém avisa isso... mas quer uma dica? Compre esse novo e também o de 2003 , What's Wrong With this Picture...
Um abraço!
At 7:37 PM, Anonymous said…
E o Bichinho desempregado há 6 anos...
At 10:05 AM, Viscondi said…
Paulinho, o mundo é cruel. não acredito na humanidade. acho que ela vai se auto-extinguir.
Fiz um post em sua homenagem que será publicado dia 20/12. quando puder vai lá e dê uma olhadinha.
um abração.
At 12:27 PM, Syrena said…
eu tô dinuvu!
e Pri tb!
e uma caralhada de gente!
então, viva o Natal!!!
Bjs
Post a Comment
<< Home