Não sei jogar

Sei que é muita pretensão da minha parte, mas a idéia desse (mais um) blog é retratar o dia-a-dia através das lentes (onde estão os meus óculos?) tão pouco usadas por todos nós...

Monday, December 19, 2005

O Coral


Ontem fomos à Igreja. Não para rezar, pois até estamos precisando, mas para assistir a um belo coral. O Coral se apresentou pela primeira vez na Igreja de São Domingos, que fica no bairro com o mesmo nome. Exatamente nos fundos da igreja, minha querida avó deu seus primeiros passos. Eram tempos bicudos, embora nossa família trabalhasse para a Marinha Mercante, foi a pequena Igreja quem nos deu abrigo permitindo-nos sobreviver em terra desconhecida. Eram os migrantes pernambucanos aportando na bela cidade de Niterói, há mais de um século.

Quando chegamos na Igreja, o simpático coral esperava a porta, a hora da entrada. Todos portavam pequenos castiçais. Após a apresentação do simpático Padre Brás, as luzes se apagaram e o coro de Cântico a Emanuel tomou conta de todos os corações. As notas emitidas por órgão habilmente tocado pela jovem Elaine Marraschi vibravam pela acústica perfeita da Igreja mais antiga da cidade. Meus olhos marejaram, lembrei-me da minha avó, das minhas raízes fincadas naquela igrejinha e deixei-me levar pelos pensamentos. Mas ainda teria muitas músicas até que aquela noite inesquecível terminasse. Bach, Chamatero di Negri, Mendelsson, Mozart, Villa-Lôbos com letra de Manuel Bandeira, entre outros, alegraram nossos corações. Se eu puder descrever o Espírito de Natal, posso lhes dizer que ele estava por lá, bem ao meu lado e da Cris.
Oriunda de coral de igreja, ela não perdeu uma nota, percebendo que aquele grupo dividido em oito naipes de vozes, estava dando o melhor possível naquela noite. No encerramento, a tradicional "Noite Feliz" que o maestro Adeilton Bairral pediu que todos nós acompanhássemos.
À exceção, é claro, desse que vos escreve, já que mesmo perto de um coral afinado, não me arrisco a cantar. Sou casado com uma mulher de bela voz afinada, além de me ver no espelho também consigo me escutar. A todos aqueles que nunca assistiram a um coral, ao vivo e a cores, não percam a oportunidade quando ela surgir. É no Natal que os espaços culturais se abrem para suas apresentações. Se forem, me convidem!!!

10 Comments:

  • At 1:30 AM, Blogger anouska said…

    gente, eu tava lá e vi, ou melhor, ouvi, tudinho. há muito que eu não entrava numa igreja e mais ainda que ouvia um coro de natal. foi lindo. eu que andava triste e desanimada com essas história de natal me alegrei. por que será?

     
  • At 5:05 AM, Anonymous Anonymous said…

    Primeira vez que ouvi coral assim, de pertinho, foi na USP. Arrepiou legal! Depois numa igreja Batista. Muito muito bom!

    Agradeço pela força, Little Paul! Vou mandar o cu sim... Pra onde? Cris? Cris. De antemão, agradeço de montão.

     
  • At 4:49 PM, Anonymous Anonymous said…

    Eu adoro coro natalino, meu sonho é ver aquele do HSBC de Curirtiba... deve ser maravilhoso... pena que Por $ enquanto $ só $ vai $ ficar $ nos $ sonhos $$$

    Paulinho ontem não conseguia de jeito manera ler seu blog...

     
  • At 5:59 PM, Anonymous Anonymous said…

    Eu pensei que fosse o unico blogueiro acordado essa hora, pelo visto me enganei, hehe. Se achou o post de hoje estranho, espere o de amanhã...
    Abraços.

     
  • At 3:35 AM, Blogger Madame said…

    Ah... eu sempre quis fazer parte de um coral... mas a preguiça nunca deixou. Talento eu tenho, veja bem.

     
  • At 10:03 AM, Blogger Viscondi said…

    Paulinho, minha filha canta num coral. e todas as vezes que a ouço, chego às lágrimas. Além do formato me agradar, ver, aquela coisinha, cantando tão bem, emocionaria até uma pedra.
    Estou saindo de férias e retorno por volta do dia 12 ou 13. Desejo a você e aos seus um feliz natal e um ano novo repleto de sabedoria, alegrias, saúde e prosperidade.
    até a volta.

     
  • At 1:49 PM, Blogger Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... said…

    tb adoro. maridao, com treino de canto pra teatro jacobino tem aquela voz que vc sabe. tb por isso to aqui, pus outra foto dele lah no blog p/ vc ver.

    tomara que tenha coral de novo em westminster, chorei de me acabar o ano que fui, na missa do galo mesmo.

     
  • At 4:08 PM, Anonymous Anonymous said…

    No aguardo da atualização...

     
  • At 5:37 AM, Blogger Syrena said…

    o milho ficou muito pequeno pro seu saraiva gostar!
    hahahahahahahaha

     
  • At 2:48 PM, Anonymous Anonymous said…

    Passei pra ler o txt sobre o seu primo e não me arrependi, ficou ótimo! Tomara que o final da história também fique bem bonito! ;)
    ----------
    Estou ansiosa pelo post de natal, tá?! Ahaha...

    Bjs!

     

Post a Comment

<< Home

|